segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cotidiano



Odeio quando me pedem algum favor e quando eu digo que aceito fazê-lo tratem como se fosse obrigação minha. Não consigo fazer nada no ritmo das outras pessoas, tudo tem que ser no meu tempo, do jeito que eu sentir vontade de fazer. 
Odeio ser obrigada a fazer algo. A rotina me destrói a ponto de que, quando sou obrigada a fazer muitas coisas em um dia, acabo optando por dormir e não fazer nada. Não adianta o quanto você brigue, eu não vou fazer. Não gosto de sentir ódio, não gosto de sentir raiva, muito menos de me sentir um objeto sendo usado por outra pessoa da pior forma possível. Não tenho dono, portanto não tenho porque me rebaixar a alguém.
Se você me fez algo, saiba que farei algo em troca (se for bom, é claro, também não gosto de vingança). Não adiantará de nada você passar na minha cara, você vai perder toda a credibilidade que tinha comigo e, pode ter certeza, não me sentirei em falta com você. Quando gosto de alguém, faço tudo pra ver essa pessoa feliz. Mas quando não gosto, não importa o quão importante essa pessoa deveria ser na minha vida, eu não vou fazer nada por ela se não sentir vontade de fazer.
Não gosto da sensação que a obrigação me traz. Sinto que não nasci para servir a alguém. Mas também não nasci para comandar ninguém. Da mesma forma que não me sinto obrigada para fazer algo, não quero que ninguém se sinta assim. Gosto de ver felicidade no rosto das pessoas, gosto que elas se sintam bem ao fazer o que fazem.
Infelizmente a vida não é assim. A vida é cheia de pessoas infelizes com suas obrigações e cheias de desejos de comandar os outros. Queria que não fosse assim, mas até mesmo esse meu querer seria meio que uma tentativa de comandar o modo como os outros são, de querer que eles sejam do meu jeito, façam as coisas que me agradem. Então, não há o que mudar. Se não há o que mudar, não há o que discutir.

2 comentários:

  1. Erica, nem sabia q vc tinha um blog, menina!
    Amei aqui!
    E quanto ao seu post, de fato, as relações de poder estragam todo e qualquer relacionamento.
    Odeio ser pressionada tb!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, to voltando a escrever. E infelizmente esse é um problema que não dá pra se resolver a curto prazo. Como dizia Chico "Mesmo com o nada feito, com a sala escura. Com um nó no peito, com a cara dura, não tem mais jeito, a gente não tem cura."

      Excluir